terça-feira, 23 de agosto de 2011

Ensinar ou Aprender

Estou de molho devido a uma conjuntivite e aproveitando o tempo, escarafunchei um livro antigo da Emília Ferreiro e comecei a ler o que havia grifado anos atrás.
Achei uma parte escrita assim: "Não se deve ensinar, porém deve-se permitir que a criança aprenda".
Fechei o livro e a frase continuou martelando na minha cabeça.
Me vieram várias reflexões para exemplificar isso...para os meus amigos que não são da área, selecionei uma das minhas reflexões.
            Curiosamente, ninguém se perguntou a respeito do processo da aquisição da linguagem oral , ou seja, como aprendeu a falar. Que eu me lembre, nenhuma mãe ficou ensinando fonemas da língua, o que vejo são mães falando, conversando e cantando para seus filhos sem se preocupar em saber quais fonemas estão apresentando.  Outras pessoas, rodeiam a criança falam, entre si, permitindo que ela as escutem, ainda que suponham o não-entendimento de tudo o que escutam. Em outros termos, ninguém nega às crianças o acesso a informação linguística antes que sejam falantes, ou seja, ninguém pára para ensinar a criança falar construindo sílabas, apresentando o alfabeto. O que fazemos é deixa-lá experimentar os sons com balbucios, apreciar e fazer uso da fala para se comunicar, amar e sentir o mundo ao seu redor.
Taí, isso é permitir que a criança aprenda.
Seria ótimo se a escola  começasse a entender o que realmente é isso...


Grande beijo,
Vivi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário